quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Datafolha mostra Deley entre os primeiros colocados na disputa no Rio


Uma pesquisa do instituto Datafolha, divulgada este fim de semana pelo jornal A Folha de São Paulo, mostra o candidato Deley de Oliveira (PSC) como um dos primeiros colocados na disputa a uma vaga na Câmara dos Deputados no estado do Rio.
O ex-jogador aparece nas terceira posição, com 1% do total de votos, ao lado de Romário (PSB), Bolsanaro (DEM), Rogério Vilanova (PSDB) e Wagner Montes (PDT) - que na verdade é candidato a deputado estadual, mas seus eleitores o apontam para a disputa deferal. À frente deles, apenas o ex-governador Anthony Garotinho, que aparece com 2% das intenções. Os demais candidatos não chegam a 1% da preferência.
Deley afirmou que, independente da pesquisa, vai seguir com o trabalho e comentou a parceria construída com diversos prefeitos da região para essas eleições. - Nós vamos continuar trabalhando do mesmo jeito e até mais agora nesta reta final da campanha. Ao longo destes mandatos nós conseguimos desenvolver um trabalho forte em parceria com as prefeituras e as lideranças comunitárias de toda a nossa região, por isso estamos conseguindo ampliar nossas ações. Acho que tudo o que vier será fruto do trabalho - avaliou Deley.
O levantamento foi realizado em trinta cidades do estado do Rio, incluindo Barra do Piraí, Porto Real, Resende e Volta Redonda. Em todo o Brasil, a pesquisa ouviu 11.660 eleitores em 414 municípios, entre os dias 8 e 9 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais e o levantamento está registrado no TSE com o número 28809/2010.
Indecisos
A pesquisa revela também que 64% do eleitorado fluminense ainda não se decidiu sobre o candidato a deputado federal. A decisão, aponta o Datafolha, deverá ser tomada nos dias que antecedem as eleições pela maior parte dos eleitores sem-candidato.
Segundo o levantamento, 59% dos que ainda não tinham em quem votar iriam se decidir sobre o candidato no período mais próximo das eleições, enquanto 25% disseram que escolheriam um nome nos dias posteriores à pesquisa.
Outro dado importante levantado pela pesquisa dá conta de que a escolha do deputado federal na eleição passada também é pouco lembrada pelos eleitores. Em média, 67% dos brasileiros não sabem ou não lembram para quem dedicaram esse voto nas últimas eleições para o cargo, em 2006. Essa taxa é mais elevada no Sudeste (69%) e Sul (69%) do que no Nordeste (66%) e Norte/Centro Oeste (59%).

Um comentário:

  1. No Rio de Janeiro, o ex-governador Anthony Garotinho (PR) é o nome mais indicado pelos eleitores, com 2% das intenções de voto. Com 1% das indicações aparecem o ex-jogador Romário (PSB) e o apresentador Wagner Montes (PDT), além de Bolsanaro (DEM), Deley (PSC) e Rogério Vilanova (PSDB). Os demais não atingiram esse índice no Estado, onde 64% dos eleitores não souberam indicar um candidato à Câmara.

    ResponderExcluir