sábado, 2 de outubro de 2010

RECORDAR É VIVER.....FLU_1984



                                 OS GUERREIROS  DE 1984





Acredito que tanto a torcida do Flu quanto a torcida do Vasco devem ter saudades de seus times. O Vasco ainda tinha Roberto Dinamite com Mauricinho sendo um ótimo ponta. Isso, sem falar em Arturzinho e Mário.
O Fluminense era melhor: tinha aS ótimas duplas Branco e Tato, Assis e Washington, os craques Delei e Romerito, o zagueirão Ricardo Gomes e o ótimo goleiro Paulo Vítor.Esse time do Flu não foi mais longe por conta de problemas que tinha com a diretoria, inclusive Delei, em 1984 ficou meses às voltas com problemas contratuais. O time foi tri-carioca ( 83, 84, 85 ).
Era um time que dava gosto em ver jogar, arrumadinho, certinho.
É interessante lembrar que esse time tricolor surgiu na era pós-Zico do Flamengo, ou seja, logo depois que o Zico foi vendido para a Udinese. O Fluminense, na época, soube muito bem ocupar os espaços deixados pelo clube da Gávea. Foi o melhor time do Fluminense pós-Edinho (zagueiro).
Em 83, esse time do Flu começou a fazer sucesso ganhando a Taça Guanabara e roubou a cena, levando,inclusive, o Flamengo a contratar o técnico rival (Cláudio Garcia), mas não adiantou porque no final do campeonato com passe magistral do Deley o Assis fez o gol que eliminou o Flamengo do triangular final e, a partir daí, o meio-campista passou a ser o carrasco do Flamengo.
Em 84 Parreira chegou ao clube e, tendo um time já com uma base, deu continuidade ao trabalho que estava sendo feito e levou o título inédito campeonato brasileiro. Romerito, que na época chegou a ser cotado para jogar no Flamengo, acabou mesmo jogando no time das Laranjeiras, e por muito tempo. O Flamengo, com a saída de Raul Plasman, preferiu contratar um goleiro estrangeiro – Fillol – e preteriu Romerito. Deu no que deu: Romerito bolão, Fluminense campeão.
No mesmo ano, o Flu fez dobradinha sendo campeão carioca e brasileiro e foi considerado o time a ser batido, jogou novamente um bolão na final do Carioca. Há quem diga que Fillol, goleiro argentino que jogava no Flamengo, estava “vendido” e” entregou” o jogo ao Fluminense. Puro choro de perdedor, só porque o cara era argentino e a forma como a Argentina supostamente tenha ganhado a Copa de 78, podem justificar esse tipo de suspeita.
Nesse mesmo ano, Assis novamente decidiu o carioca em favor do Flu contra um Flamengo que já tinha Bebeto entre seus titulares, mas que teve uma apagadíssima atuação na grande final.
Carlos Alberto Torres, o mesmo que comandara o Flamengo em seu último grande título até então ( 83 ) foi o comandante tricolor na final do Carioca 84 e chegou a tirar dinheiro do próprio bolso para que os jogadores não ficassem sem premiações.
Em 85 o Fluminense não foi tão bem, tiveram diversos problemas entre jogadores e diretoria e o time não rendeu o esperado a ponto de ganhar a Libertadores e sonhar com o Projeto Tóquio. Afinal, o único carioca que havia ganhado o Mundial Interclubes era o arqui-rival Flamengo. Mas o Flu sucumbiu no torneio continental.
Sobrou o Campeonato Carioca, que acabou indo para as Laranjeiras, dando o último Tri-Carioca para o clube.
Agora estamos ai disputando mais um título, que eu saudosista e confiante que sou, tenho certeza que vai ser escrito com muito orgulho por meu filho, minha filha......


SAUDAÇÕES TRICOLORES

Nenhum comentário:

Postar um comentário